Papo Tático: Vitória 2 x 0 Paraná

Papo Tático: Vitória 2 x 0 Paraná

14/08/2019 0 Por Paulo Roberto

Com reestreia do velho conhecido Carlos Amadeu, Vitória garante 3 importantes pontos dentro de casa.

Com gols de Jordy Caicedo e Wesley (curiosamente o primeiro dos dois com a camisa do leão) Vitória conquista seu terceiro triunfo seguido no Barradão.

O JOGO

Carlos Amadeu chegou sob desconfiança de parte da torcida e precisava mostrar pra que veio. Com isso, alterou um pouco o time de Osmar Loss, colocou dois atacantes de referência (Anselmo e Caicedo), lembrando um pouco nosso ano de 2012, quando tínhamos William Batoré e Elton. No entanto ao decorrer do jogo, vimos que um dos dois, sempre estavam atuando pela beirada e não fixos na área. (Confira nas imagens abaixo).

Nessa imagem vemos o time num 4-3-3, com Wesley e Jordy abertos, e Anselmo centralizado. Já Gedoz recua e faz uma linha de três com Baraka e Cândido no meio.

Já nessa, a mesma plataforma tática, no entanto Caicedo que se encontra centralizado e Anselmo aberto.

Foi interessante ver essas mudanças dos dois durante o jogo, trouxe mais poderio ofensivo ao time.

O jogo começou bem equilibrado, ambos os times criaram. Martin Rodriguez fez uma ótima intervenção nos minutos iniciais. O equilíbrio foi acabando, a partir do momento que o Vitória ia crescendo e “dominando” a partida.

O Vitória adotou muito dois esquemas táticos: o 4-4-2 e o 4-3-3 (esse último já visto nas imagens a cima), confira um desses esquemas abaixo.

Nessa captura podemos notar o 4-4-2, com Anselmo e Jordy mais avançado na última linha e Gedoz recuando e fechando no meio.

Com essa trinca de ataque, o Vitória chegou ao gol, com Jordy. E logo depois marcou o segundo com Wesley (Confira na imagem abaixo).

Anselmo aproveitou vacilo da defesa e levou a jogada pra linha de fundo, percebe-se na imagem, que com o erro, a primeira linha do Paraná estava totalmente desmontada. Wesley e Caicedo se projetaram até a área. Jogada termina com o gol de Wesley.

Apesar do adversário ter mais posse de bola, o Vitória fez uma ótima partida, consistente e mostrou evolução em alguns aspectos. Separei aqui dois lances que mostram uma organização do time, confiram:

Nessa imagem nota-se a compactação do time na marcação, cada jogador na sua marcação individual sem desorganizar sua metodologia de jogo. Caicedo ainda encontra-se na sobra, caso o leão consiga roubar a bola.

Já aqui, mostra a primeira linha do Vitória adiantada, levando o time para o ataque com mais superioridade numérica, time se impondo em casa. No entanto, a boa marcação do Paraná, fez o Vitória recuar a bola.

Com os dois gols sofridos o Paraná teve que sair mais pro jogo, e, em alguns lances o Vitória falhou na marcação, sorte que o adversário não tirou proveito. (Confira na captura abaixo).

Neste lance, o Vitória mostrou uma desorganização defensiva, a segunda linha (do meio campo) está desalinhada, Caicedo, Wesley, Baraka e Capa próximos e um jogador livre no meio. O jogador com a posse fez um passe que quebrou todas as linhas, nas costas de Ramon. Outro detalhe do lance é a troca de posição de Capa e Cândido, Capa fechou o meio, enquanto Cândido recompôs na lateral.

Apesar destes pequenos erros, o rubro-negro baiano não passou sufoco, manteve sua regularidade e poderia até ter sair com um placar mais elástico.

Foi interessante ver também a saída de bola do time, com Baraka e Cândido, dupla que funciona bastante durante todo o jogo. (Veja na imagem abaixo).

Nessa imagem, o Vitória encontra-se num 4-2-4, variando pro 4-2-3-1. Baraka e Cândido aparecem na segunda linha dando opção para receber o passe.

E terminou assim, 2×0.

OS DESTAQUES

Positivo: Destaco mais na partida, nossa dupla de zaga (Sena e Ramon), Caicedo e Martin, ambos foram importantes para o resultado do jogo.

Negativo: Não teve! Pela garra e dedicação de todos, hoje não terá destaque negativo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Foi um triunfo importantíssimo pra sequência do campeonato, Carlos Amadeu estreou da melhor maneira possível, mostrou muito padrão de jogo. No entanto, o que o Vitória precisa muito nesse momento, é de sequência, e principalmente, conquistar triunfos fora de casa para sair rapidamente desta situação. Vamos torcer para que essa evolução seja continua.

É isso aí galera!

Por: Paulo Roberto/@Paulorobert1899
Fotos: Edição Nossa.