Analisando o Contratado: Felipe Gedoz

Analisando o Contratado: Felipe Gedoz

06/07/2019 0 Por Paulo Roberto

Felipe Gedoz da Conceição

Natural de Muçum-RS, Felipe Gedoz tem 25 anos, é destro, tem 1,77m e sua posição de origem é meio-campo. O jogador já passou pela base do Guarani V. Aires e Atlético-RS, até ser revelado ao profissional pelo Defensor Sporting do Uruguai.

TRAJETÓRIA ESPORTIVA NO PROFISSIONAL

Apesar da grande bagagem na carreira, Gedoz é um jogador jovem. Iniciou sua carreira no Defensor-URU, em 2013, permaneceu até metade do ano seguinte. Pelo time uruguaio foram 55 jogos, com doze gols marcados. Foi um dos grandes destaques do seu time, despertando assim o interesse do Club Brugge, da Bélgica. No fim de 2014, assinou com o clube europeu, e permaneceu por lá até 2016. Sua passagem pelo Club Brugge, foi boa, acumulou 74 jogos com também doze tentos anotados. Em 2017, o meia despertou interesse do Cruzeiro, mas foi o Atlhetico-PR que o contratou. Atuou por 33 partidas pelo clube catarinense e marcou nove gols. Com o passar do tempo e problemas internos, foi perdendo seu espaço. Na temporada passada, foi emprestado pro Goiás, para a disputa da série B. Foi importante no acesso do clube a elite do futebol nacional, tendo atuado em 18 jogos, marcando quatro gols. Gedoz foi emprestado ao rubro-negro baiano este ano, e já tem dois jogos pelo clube.

CARACTERÍSTICAS DO JOGADOR

Felipe Gedoz é um meia armador, que cai mais pelo lado esquerdo do campo. Atua entre as duas primeiras linhas do adversário (mais especificamente entre a linha de zagueiros e volantes), tem facilidade em quebrar as linhas tanto com sua movimentação, tanto com um passe. Sua principal característica é sua finalização, principalmente de longa distância, tem um chute potente. Outro ponto a destacar é seu poder de aparecer como elemento surpresa na entrada da área, em específico, em sobras de cruzamentos, ficando livre para aproveitar os rebotes. Tem um ótimo passe com as duas pernas, e explora muito os lançamentos em viradas de bola, tem uma grande visão de jogo. Por fim, vale destacar a sua bola parada. Tem uma quantidade expressiva de gols de falta e pênalti na carreira.

MOMENTO OFENSIVO

Tem um grande poder de definição na entrada da área. Arrisca muitos chutes e participa ofensivamente com passes explorando os atacantes de beirada e laterais, sempre buscando o lado menos congestionado.

MOMENTO DEFENSIVO

Até pela sua função no esquema tático, não marca tanto durante uma partida e não é um exímio marcador. Mas o jogador se esforça bastante e ajuda a linha de volantes do time, incomoda os adversários atrás.

PONTOS POSITIVOS

Finalização, passe, bola parada e qualidade técnica.

PONTOS NEGATIVOS

Físico, problemas extracampo e velocidade.

Vamos ao que interessa. Pontuação de 1 a 10:

POSIÇÃO: Meia

FÍSICO: Nota 6.5

Um dos seus maiores problemas na carreira. Nos últimos anos vem ficando a cima do peso, dificultando seu rendimento. Costuma cansar na última parte do segundo tempo.

EMOCIONAL: Nota 7.0

Também deixa a desejar neste quesito. Ao longo de sua carreira já se envolveu em muitas polêmicas em relação a festas e bebidas. Além disso, já fez reclamações pesadas sobre a arbitragem.

TÉCNICA: Nota 8.5

Tem muita qualidade técnica, jogador com um potencial imenso.

TÁTICA: Nota 8.5

Cumpre bem seu papel no esquema tático e respeita os pedidos do treinador.

FINALIZAÇÃO: Nota 9.0

Seu forte! Tem um bom chute de fora da área, utiliza mais o peito do pé. Também é bom na bola parada e tem noção em cabeceio.

VELOCIDADE: Nota 7.0

Não é um jogador veloz, já utilizou algumas arrancadas na carreira, mas hoje opta pelo jogo mais cadenciado.

MÉDIA: 7.75

CURIOSIDADES

Gedoz já fez dupla com o meia uruguaio Arrascaeta, atualmente no Flamengo, são amigos pessoais. O atleta do time carioca, já revelou que gostaria de atuar com o meia novamente. Além disso, o jogador é uma das contratações mais caras da CAP, foram quase 5 milhões de reais investidos no jogador.

TÍTULOS

1 Copa Belga – (2014/15)
1 Campeonato Belga – (2015/16)
1 Supercopa da Bélgica – (2016)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em parâmetros de qualidade técnica, a contratação de Felipe Gedoz é indiscutível. Um ótimo jogador com a bola nos pés, não é atoa que é amado pela torcida de quase todos os times por onde passou. No entanto, a carreira do jogador foi atrapalhada diversas vezes por problemas extracampo. Dificuldades de condicionamento físico, reclamações e polêmicas atrapalharam a carreira do mesmo. Com a cabeça no lugar e em ótima forma física, Gedoz pode nos ajudar muito nessa série B.

É isso aí galera!

Por: Paulo Roberto/@Paulorobert1899
Imagem: EC Vitória.