Analisando o Contratado: Chiquinho

Analisando o Contratado: Chiquinho

04/07/2019 0 Por Paulo Roberto

Francisco Souza dos Santos

Natural de Caxias-MA, Chiquinho como é chamado no mundo futebolístico tem 29 anos, é canhoto, tem 1,70m e sua posição de origem é meia-esquerda. O jogador é cria da base do Atlético-MG e acumula passagens por outros 13 clubes tirando o Vitória, clube que tem contrato até o fim do ano.

TRAJETÓRIA ESPORTIVA NO PROFISSIONAL

Chiquinho fará nesta temporada 10 anos de profissional. É um jogador muito experiente, iniciou sua carreira no Galo, em 2009, jogando neste ano pelo Tupi também, ao total foram 21 jogos, acumulados pelas duas equipes e quatro gols marcados. De 2010 á 2012, o meia passou pelo Ipatinga e Nova Iguaçu, chegando no Corinthians recém-campeão da Libertadores do último ano. Nesses dois anos por esses três times, foram 72 jogos e 7 gols marcados. Em 2013, teve uma boa temporada pela Ponte Preta, tendo atuado em 53 jogos com seis tentos. Despertou o interesse do Fluminense, em 2014, pela equipe Carioca foram 41 jogos e um gol marcado. No ano seguinte, se transferiu para o Santos, entrou em campo 24 vezes e marcou novamente um gol, ano em que se lesionou. No ano de 2016, Chiquinho jogou pelo Flamengo e Shonan Bellmare-JAP, atuando mais pela lateral-esquerda, o jogador teve 18 jogos, não marcando gols. Em 2017, jogou pelo Oita Trinita-JAP e São Caetano, foram 29 jogos ao total com dois marcados. No ano passando, atuou na série B, pelo Coritiba, foram 23 partidas com 2 gols anotados. Por fim, já neste ano, estava no Meizhou Hakka da China, onde só teve 3 jogos sem balançar as redes.

CARACTERÍSTICAS DO JOGADOR

Chiquinho é uma meia-esquerda muito veloz. Tem um porte físico invejável, o que facilita em sua explosão nas jogadas. Chega muito bem na linha de fundo, jogando como meia ou lateral, ataca os espaços e utiliza muito o “um dois” com um parceiro de time, apostando nas ultrapassagens nos adversários. Tem um bom passe e um ótimo cruzamento. Grande poderio na bola parada, principalmente em cruzamentos. Chuta bem de fora da área, tem um chute colocado aguçado. Joga sempre pra frente, jogador objetivo, pega na bola e quer definir a jogada seja com gol ou assistência.

POSIÇÕES DO ATLETA

O jogador atua como lateral-esquerdo e meia armador, além de meia pela esquerda.

MOMENTO OFENSIVO

Tem uma ótima presença nesse setor, digamos que tenha uma “agressividade ofensiva” com finalizações e passes. Trás o time para o ataque com transições  rápidas, instigando mais dinamismo ao time.

MOMENTO DEFENSIVO

Não sabe marcar muito bem, toma muita bola nas costas quando joga na lateral, mas por ser rápido, encurta o espaço do adversário com facilidade, roubando assim algumas bolas. Tem que jogar mais distante do adversário para evoluir em sua marcação.

PONTOS POSITIVOS

Velocidade, agilidade, técnica, finalização e passe.

PONTOS NEGATIVOS

Baixa estatura, praticamente nulo em jogadas aéreas, pouco recurso com a perna direita e marcação fraca atrás.

Vamos ao que interessa. Pontuação de 1 a 10:

POSIÇÃO: Meia.

FÍSICO: Nota 7.5

Acumula algumas lesões durante sua carreira, como: rompimento do músculo da Coxa e torção do joelho tendo que se submeter a cirurgia, a primeira lesão foi em 2015 e a segunda no ano passado. No mais, tem um bom condicionamento físico, corre bastante e se doa ao máximo nos 90 minutos.

EMOCIONAL: Nota 8.0

É disciplinado e centrado, não costuma procurar muitos problemas no clube que passa, extracampo razoável.

TÉCNICA: Nota 8.0

Jogador muito técnico! Tem uma boa visão de jogo, explora cruzamentos e passes longos com precisão e finaliza com prestígio.

TÁTICA: Nota 8.5

Cumpre bem seu papel no esquema tático, joga pelas beiradas do campo. Tem um bom posicionamento em campo e é polivalente, atuando em até três posições.

FINALIZAÇÃO: Nota 8.0

Como já dito, finaliza muito bem, em chutes colocados, sua nota neste quesito só não será maior, pois infelizmente não tem recurso em cabeceio e chute de direita.

VELOCIDADE: Nota 8.5

Esse é seu forte, corre bastante, tem uma explosão incrível. Jogador com uma rapidez com a bola nos pés pouco vista.

MÉDIA: 8.01

CURIOSIDADE

Chiquinho tem muita bagagem no futebol, ao total são 284 jogos na carreira, tendo marcado 23 gols. Vale ressaltar a quantidade de times que já jogou também, são 15 times com o rubro-negro baiano.

TÍTULOS

1 Campeonato Segunda Divisão do Japão (2017).

1 Campeonato Paulista – Santos (2015).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pra se avaliar a contratação de Chiquinho tem-se que saber em que posição ele será utilizado. Ao que tudo indica, ele deve atuar na lateral-esquerda, devido às más atuações de Capa. No entanto, o jogador também exerce bem a função, já jogou assim no Santos, Flamengo, Fluminense e outros times. Acho que ele seria mais produtivo jogando pelo meio, utilizando sua velocidade e visão de jogo. No mais, esse colunista que vos escreve, achou uma ótima contratação, ao meu ver, seria uma contratação até nível série A, resta saber se o jogador vai responder positivamente as expectativas do torcedor. Vamos torcer para seu bom desempenho.

É isso aí galera!

Por: Paulo Roberto/@Paulorobert1899

Imagens: EC Vitória e Edição Nossa.