Analisando o Contratado: Wesley Ribeiro

Analisando o Contratado: Wesley Ribeiro

03/07/2019 0 Por Paulo Roberto

Wesley Ribeiro Silva

Natural de Salvador-BA, Wesley tem 20 anos, é destro, tem 1,75m e sua posição de origem é atacante. O jogador é cria da base do Palmeiras e o Vitória é seu primeiro time profissional, clube no qual tem contrato até o fim da série B.

TRAJETÓRIA ESPORTIVA

O atacante estava no Palmeiras em 2017, mas foi no ano seguinte que se destacou na equipe sub-20 paulista. Em 2018, foram 27 partidas pela categoria na base, com cinco gols marcados. Wesley conquistou na temporada passada o Campeonato Brasileiro sub-20, o Campeonato Paulista e a Copa Rio Grande do Sul, ambos também da categoria sub-20. Ganhou muito destaque no time alviverde, apesar de marcar presença no banco de reservas do time em alguns jogos. Em 2019, a jovem promessa do porco, entrou em campo em 15 oportunidades pelo mesmo sub-20 do Palmeiras, marcando dois gols. No Vitória, o atacante já tem dois jogos e vem caindo nas graças do torcedor rubro-negro.

CARACTERÍSTICAS DO JOGADOR

Wesley é um atacante muito veloz e extremamente habilidoso. Jogador muito forte no 1 contra 1, sempre busca o drible e jogadas individuais. Pode jogar na ponta esquerda ou na direita, no entanto atua melhor pelo lado esquerdo do campo, por ter uma jogada de puxar pra dentro e finalizar com a perna direita. Tem uma dominância com as duas pernas, finaliza muito bem com as duas pernas, o que o torna imprevisível. Marca bem no estilo pressing e tem uma boa visão de jogo. Sofre muitas faltas por ser arisco, trazendo benefícios nas bolas paradas perto da área adversária.

 POSIÇÕES DO ATLETA

Como dito anteriormente, o jogador pode atuar tanto na esquerda, tanto na direita do setor ofensivo.

MOMENTO OFENSIVO

É um exímio atacante de beirada, busca sempre o gol adversário, seja com uma finalização ou com um último passe. Joga pra frente a todo momento. Cria muito volume de jogo e trás mais agressividade ao ataque de seu time.

MOMENTO DEFENSIVO

Não tem o cacoete de marcador, peca na recomposição e quando acompanha lateral, tem chegadas fortes no adversário por não saber marcar com excelência. No entanto, no “pressing” o jogador se destaca, abafando o adversário com toda garra que o mesmo possui.

PONTOS POSITIVOS

Habilidade, finalização, velocidade e presença ofensiva.

PONTOS NEGATIVOS

Não tem qualidade no cabeceio e em qualquer jogada aérea. Marca um pouco mal atrás. Já foi chamado a atenção algumas vezes no Palmeiras, por prender a bola demais, em alguns lances peca nesse quesito, em querer resolver sozinho.

Vamos ao que interessa. Pontuação de 1 a 10:

POSIÇÃO: Atacante.

FÍSICO: Nota 7.5

O jogador possui um problema físico, sua perna direita é 1,5cm menor que a esquerda, o que já acarretou nula cirurgia no joelho em 2017, onde o jogador teve que ficar 6 meses longe dos gramados. No mais, tem um bom condicionamento físico, suporta bem os 90 minutos.

EMOCIONAL: Nota 7.0

É disciplinado no dia a dia do clube. Mas se exalta em alguns jogos. Já tomou alguns cartões por tirar a camisa ao marcar um gol, e já foi envolvido numa polêmica num jogo contra o Vitória ano passado, onde fez a dancinha de Vinicius, ex-jogador do rival, gerando sua expulsão e confusão no Barradão.

TÉCNICA: Nota 8.0

Tem muita qualidade, jogador promissor. Chuta bem e tem um bom passe.

TÁTICA: Nota 8.0

Cumpre bem seu papel no esquema tático, joga pelas beiradas do campo. Tem um bom posicionamento em campo.

FINALIZAÇÃO: Nota 8.5

Sem dúvidas o seu forte. Corta para finalizar com as duas pernas com facilidade, em curta, média ou longa distância.

VELOCIDADE: Nota 8.0

Corre bastante e se doa durante os 90 minutos em campo. Aposta muito nas arrancadas e ultrapassagens. Tem uma boa condução de bola na corrida.

MÉDIA: 7.84

CURIOSIDADE

Por ter uma perna menor que a outra, Wesley tem que jogar com uma palmilha adequada para este problema, no início atrapalhava bastante o seu desempenho, mas hoje o jogador relata que já se acostumou com a utilização. Além disso, o jogador foi campeão do Brasileiro sub-20 ano passado, em cima do Vitória, marcando gol na final.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Eu, particularmente, achei um ótimo reforço, costume sempre cobrar o clube a contratação ou utilização de jogadores com as características dele, de velocidade e habilidade com a bola nos pés, o Vitória precisa de atacantes habilidosos pra evoluir o setor ofensivo. É um atleta promissor que com a cabeça no lugar, treinamento e aperfeiçoamento diário, pode nos ajudar muito nessa sequência do Campeonato Brasileiro da série B.

Por: Paulo Roberto/@Paulorobert1899

Imagens: Edição Nossa.