Analisando o contratado: Anselmo Ramon

Analisando o contratado: Anselmo Ramon

03/06/2019 0 Por Adson Piedade

Anselmo Ramon Alves Herculano

Para o futebol, Anselmo Ramon. Nasceu em Dias D’Ávila na Bahia e é Atacante. Tem 30 anos, altura 1,84cm e é destro. Anselmo Ramon iniciou nas categorias de base do Bahia em 2005. Em 2007 fez uma boa Copa São Paulo de Futebol Jr e ainda como atleta de base foi vendido ao Cruzeiro. Em 2009 o Cruzeiro emprestou o atleta para o Itauna de Minas Gerais e depois para a Cabofriense do Rio de Janeiro. Se no Itauna, Anselmo não marcou, na Cabofriense ele fez 11 jogos e 6 gols. Entre idas e vindas Anselmo Ramon que nunca foi uma unanimidade no Cruzeiro, até 2015, e enquanto esteve vinculado ao clube, o atleta rodou clubes do Brasil, Japão e China, se consolidando como goleador no futebol chinês na passagem pelo Hangzhou de 2015 a 2018. No Cruzeiro entre 2008 a 2015, Anselmo fez 83 jogos e 25 gols. Voltou ao Brasil no final de 2018 para atuar no Guarani de Campinas e perdeu a boa fase quando se lesionou.

Anselmo é um Atacante de todo ataque. Já atuou em todos as faixas/posições na frente. Centro, dos lados, e como segundo atacante.

Suas principais características são: Finalização, Desmarque e Oportunismo.

POSICIONAMENTO

Anselmo na China e no Guarani atuou como Centroavante fixo, buscando mais fazer o pivô e tentando tabelas no ultimo terço do campo.

Mas seu cacoete é de sair da área e abrir espaços para infiltrações dos companheiros, para depois aproveitar as sobras dessas jogadas e se valer do seu faro de oportunista.

MOMENTO OFENSIVO

Em fase ofensiva Anselmo gosta de finalizar o lance rapidamente, usando muitos chutes de primeira.

O desmarque na ultima linha, primeira do adversário, ele faz com inteligência, consegue usar o timing correto e atacar o espaço para receber o ultimo passe.

O atleta tem boa visão da grande área e procura se colocar em condições para aproveitar bate rebate e sobras, além de correr por traz da linha surpreendendo para finalizar.

MOMENTO DEFENSIVO

Na fase defensiva do jogo, Anselmo perdeu sua força tarefa, era um jogador que combatia muito os zagueiros e consequentemente ajudava seus companheiros a defender. Hoje parece cansado e não prioriza mais esses movimentos.

Agora, vamos pontuar questões individuais como: física, emocional, técnica, tática e características específicas.

Vamos ao que interessa. Pontuação de 1 a 10:

POSIÇÃO: ATACANTE  CARACTERÍSTICAS: Finalização, Desmarque, Oportunismo.

FÍSICO: Nota 6.5

Atleta tem histórico alto de lesões graves. Apesar de se apresentar curado e em forma em termos de peso.

EMOCIONAL: Nota 8.5

O jogador rodado, com larga experiência na vida e no futebol.

TÉCNICA: Nota 7.5

Técnica razoável, fundamentos também razoável.

TÁTICA: Nota 9

Atacante muito inteligente, taticamente consegue fazer boa leitura do jogo e dos oponentes. Sabe bem cortar as linhas de passe e atua bem em varias funções no ataque.

FINALIZAÇÃO: Nota 8.5

Finalizar é seu forte.

VELOCIDADE: Nota 7

Anselmo tinha passadas largas e conseguia ser rápido. Vamos aguardar o atleta ficar com ritmo de jogo após essa lesão, para saber em qual nível se encontra.

MÉDIA: 7.8

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Anselmo é mais uma aposta do clube nesse desespero financeiro e técnico que vivemos. O atleta que voltou ao Brasil ano passado atuando muito bem, se machucou e não vive mais um bom momento. Inclusive, esse Colunista deixou claro que não traria o jogador, mas, que chegou a indicar o atleta que estava voltando ao Brasil e naquele momento, em forma. O torcedor vive a expectativa que Anselmo possa se recuperar ainda e barrar Neto Baiano. Anselmo tem 30 anos e precisa demonstrar a garra de outrora, já que seu momento não é bom tecnicamente falando e porque não dizer, fisicamente e emocionalmente. O jogador sabe fazer gol, é torcer que aconteça…

Por Adson Piedade / @AdsonPiedade

Foto:  EC Vitória / Divulgação.