Analisando o contratado: Van

Analisando o contratado: Van

25/05/2019 0 Por Adson Piedade

Edvan Sena Santos Ribeiro

Para o futebol, Van. Nasceu em Conceição da Feira na Bahia e é Lateral direito. Tem 28 anos, altura 1,77cm e é destro. Van surgiu nos profissionais do Colo Colo Ba em 2015. Van só acumula passagens por clubes baianos, são eles: Flamengo de Guanambi 2015 e 2017, Atlético de Alagoinhas 2016 e 2017, Bahia de Feira 2018 e 2019. Eleito o melhor da posição no baianão 2019, Van foi contratado pelo Vitória diante do interesse de outros clubes.

Van é um lateral de biótipo leve, que o privilegia para ter uma excelente recuperação tanto nos momentos ofensivos quanto nos defensivos.

Suas principais características são: Técnica, Condução e Drible.

POSICIONAMENTO

Van no Bahia de Feira atuava bem próximo ao zagueiro pela direita, o time tinha um posicionamento defensivo estreito o que favorecia o balanço defensivo e a cobertura por compensação do lado contrario da bola quando em fase defensiva.

A sua maior virtude é a reação para se recuperar quando batido no 1×1 ou quando precisa fazer coberturas.

MOMENTO OFENSIVO

Em fase ofensiva e de construção, usa bem o conceito de amplitude para fazer passes laterais para os volantes como se aprende na base e passes verticais para os atacantes.

Pela excelente condução que possui, Van gosta de utilizar bastante as diagonais, abrindo brechas no entre linhas dos adversários.

O atleta tem boa visão de campo, e um razoável fundamento de cruzamento.

MOMENTO DEFENSIVO

Na fase defensiva do jogo, tem um bom desarme utilizando as cutucadas por baixo das pernas dos oponentes.

No jogo de corpo a corpo é valente mesmo em desvantagem física.

Tem boa impulsão e a recuperação de lances, como frisamos, é o seu forte na defesa.

Agora, vamos pontuar questões individuais como: física, emocional, técnica, tática e características específicas.

Vamos ao que interessa. Pontuação de 1 a 10:

POSIÇÃO: LATERAL DIREITO  CARACTERÍSTICAS: Técnica, drible, condução.

FÍSICO: Nota 7

Atleta tem altura e físico que ajudam as suas características como condução, drible, velocidade e recuperação.

EMOCIONAL: Nota 6.5

O jogador começará a ter maiores desafios na carreira agora.

TÉCNICA: Nota 8.5

Ótima técnica, fundamentos, drible e bem tranquilo quando tem a bola.

TÁTICA: Nota 7

Precisa trabalhar e aprender a sincronizar melhor na ultima linha.

FINALIZAÇÃO: Nota 6.5

Finalizar não seu forte. Faz mais assistências.

VELOCIDADE: Nota 7.5

É um zagueiro lento nas transições defensivas e falta agilidade na recuperação quando é batido em seus bons botes e desarmes de 1×1.

MÉDIA: 7.5

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pegando as principais características de Van e se pararmos para assistir aos jogos desse inicio de Série B, colocaremos nosso lateral entre os melhores da competição, mesmo sem jogar. Já postei nas redes sociais que se Van apresentar no Vitória esse mesmo futebol vistoso do campeonato baiano ajudará demais o clube. Mas, essa é a primeira vez que o atleta joga em um clube estruturado e de Serie A como é o Vitória. Teremos que aguardar a resposta de Van no campo. Apesar de não ter passado na média do Coluna ECVitória se o lateral evoluir em emocional e na parte física que é o que se esperar quando se atua em um clube com fisiologia de time grande, o mesmo ultrapassará com sobras a pontuação para passar de ano aqui em nosso quadro. Confesso estar ansioso pela estreia desse rapaz que encheu as medidas nos jogos e nos DVDS. Uma aposta muita barata e valida que esse colunista também teria feito. Apesar da idade e só agora uma Série B na carreira, só depende dele não se apavorar, focar e jogar o que sabe.

Por Adson Piedade / @AdsonPiedade

Foto:  EC Vitória / Divulgação.