Analisando o Contratado: Ítalo Barbosa

Analisando o Contratado: Ítalo Barbosa

08/05/2019 0 Por Paulo Roberto

Italo Barbosa de Andrade

Natural de Brasília-DF, Italo como é chamado tem 21 anos, é destro, tem 1,78m e sua posição de origem é atacante. O jogador foi revelado pelo Gama em 2016, de lá pra cá passou por outros cinco times, até chegar a Toca do Leão.

TRAJETÓRIA ESPORTIVA NO PROFISSIONAL

O novo atacante rubro-negro ainda possui uma carreira curta no profissional, já que tem apenas 21 anos. Pelo Gama, em 2016, atuou em apenas cinco jogos em sua cidade natal. Em 2017, teve sua melhor fase, jogando pelo Paraná, atuou em dezesseis jogos, sendo sete como titular, e anotou seus dois primeiros gols no profissional. Logo em seguida assinou com o Londrina, onde atuou em seis partidas e conheceu o atual treinador do leão Cláudio Tencati, por lá jogou em apenas seis jogos, indo posteriormente para o Bragantino. Pelo time paulista, participou de cinco jogos, marcando um gol, contra o Corinthians, sendo o seu último até o momento. Em 2018, Italo assinou com o rival Bahia, mas não vingou, atuou em apenas dois jogos, sendo expulso em um deles contra o Sport, entrando no decorrer da partida. Por fim, no início de 2019, jogou o campeonato paulista pelo São Caetano, entrou em campo duas vezes mais acabou sendo rebaixado junto com a equipe. Italo chega ao Vitória até o fim da série B.

CARACTERÍSTICAS DO JOGADOR

Italo é um atacante de beirada, que também pode jogar como “falso 9”. É um jogador veloz, muito forte no famoso “1 contra 1”. Atua melhor na esquerda, no último terço do campo, sempre puxando a jogada pro meio com dribles. Tem uma finalização razoável com as duas pernas e tem uma boa presença de área em bolas paradas. Por sua habilidade e velocidade é forte também nas arrancadas, iniciando a transição e contra-ataques.

MOMENTO OFENSIVO

Seu ponto forte. Tem um estilo bem agudo, buscando sempre o drible e penetrar a área adversária. Não é artilheiro e bom finalizador, mas ajuda no ataque com assistência e velocidade.

MOMENTO DEFENSIVO

Não tem muita noção de marcação, faz a recomposição boa, mas longe de saber marcar. É uma das suas falhas, peca muito nesse quesito, principalmente quando o time está postado em sua defesa.

PONTOS POSITIVOS

Velocidade, habilidade, 1×1, presença de área.

PONTOS NEGATIVOS

Passes inteligentes, marcação, chutes forte e concentração.

Vamos ao que interessa. Pontuação de 1 a 10:

POSIÇÃO: Atacante

FÍSICO: Nota 7.0

Não tem um histórico com lesões, porém nunca atuou em mais de 16 jogos por um time, o que gera dúvidas sobre uma grande sequência de jogos. Suporta bem os 90 minutos.

EMOCIONAL: Nota 6.5

Não possui problemas extracampo, mas acabou sendo queimado jogando pelo rival, por uma expulsão boba, não tendo mais grandes oportunidades no time.

TÉCNICA: Nota 7.5

Tem muita habilidade o que eleva sua técnica, só peca nos passes, principalmente longo e em alguns lances, na finalização.

TÁTICA: Nota 7.5

Cumpre bem seu papel no esquema tático, e tem muita versatilidade, atuando em algumas outras posições caso o treinador solicite.

FINALIZAÇÃO: Nota 7.0

Não é um artilheiro. Possui apenas três gols na carreira, tem uma boa finalização dentro da área, mas é fraco em finalização de fora da área.

VELOCIDADE: Nota 8.0

Uma de suas principais qualidades. É um atleta muito rápido, algo que o ajuda a vencer os marcadores com mais facilidade a agilidade.

MÉDIA: 7.20

CURIOSIDADE

Italo possui apenas um título na carreira. O troféu da Primeira Liga, onde conquistou pelo Londrina, na segunda edição da competição em 2017.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

De fato que as condições financeiras do clube são precárias, mas ao meu ver, foi uma contração equivocada, por conta do alto risco, são apenas 41 jogos na carreira e poucas atuações boas. Trata-se de um jovem habilidoso, mas que ainda deixa muito a desejar, pode ajudar em jogadas individuais, mas muito pouco para pesar em sua contratação. No entanto, tem a confiança de Tencati, e merece um voto de confiança. Vamos torcer para que o jogador apresente o melhor de seu futebol.

É isso aí galera!

Por: Paulo Roberto/@Paulorobert1899

Foto: EcVitória.