Papo Tático: Botafogo SP 3 x 1 Vitória

Papo Tático: Botafogo SP 3 x 1 Vitória

29/04/2019 0 Por Adson Piedade

COMANDADOS DE TENCATI DEMONSTRAM UMA IDEIA DE PADRÃO DE JOGO, MAS TIME SUCUMBIU EM LIMITAÇÕES CONHECIDAS.

Sem querer voltar todos os discos de nosso Papo Tático, separamos para esse inicio de Série B 2019 algumas ideias de jogo que o treinador do Vitória Tencati já conseguiu implantar no time.

O Vitória que perdeu Ruy na semana de estreia, lançou um garoto da base que cobro a algum tempo, o Caique Souza.

Tencati deu inicio a competição com a seguinte plataforma de jogo;

Variação defensiva

Quem leu o texto de analise do treinador Tencati não se assustou com os tiros de meta longos. Mas nesse trecho quero chamar a atenção da ideia de saída de bola do treinador nas vezes que foi executada pelo chão:

Por contar com zagueiros experientes, o treinador parece que avança os blocos para liberar campo para os defensores fazer a saída. Mas, vejo uma incoerência por conta da plataforma de jogo ser de tripé no meio, os apoiadores, nesse caso Dudu e Andrade, deveriam aproximar e iniciar a fase de construção.

Na partida o Vitória tentou jogar de igual para igual, lutou muito, mas na segunda etapa ficou bem fragilizado quando abriu o placar muito cedo. Pois, logo o adversário que também tem pouca qualidade, mas aumentou seu poder de luta e intensidade, passou a forçar erros de um time emocionalmente frágil.

O treinador rubro negro que de fato errou na escalação de Fabrício e Neto Baiano, pois, já deveria ter encontrado soluções de jogar até sem 9 de oficio, insistiu no erro. Mas fez leituras interessantes na partida, como colocar Andrade para atuar como extremo posicional e anular o lateral Pará, levando Andrigo a jogar por dentro.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Mas são tantos problemas que o presidente precisa começar pelo principal. Contratar um goleiro de respeito para usar a numero 1 de um clube centenário como o nosso. O ditado é verdadeiro, um grande time, só pode começar por um grande goleiro, repito! A partir daí, começar a troca de forma paulatina as peças. Vale ressaltar que não gosto de plataforma de jogo 4-1-4-1 com 3 volantes. Destaque para o menino Caique Souza que não se omitiu, entrar num time tão frágil e ruim assim e marcar um gol é porque tem futuro. Gostaria também de voltar a frisar, não existe ideias de jogo boa ou ruim, existe as que funcionam e as que não funcionou. Temos que respeitar as ideias de cada treinador.

 

É isso aí galera!

Por: Adson Piedade / @AdsonPiedade

Foto: Edição nossa.